SIA Trecho 3, Lotes 2010/2020, Edifício Paes de Andrade & Galpão anexo - Guará - Brasília/DF contato@ipredencao.org

Em que cremos

Faça o download dos nossos documentos e Símbolos de Fé:


Manual Presbiteriano
Confissão de Fé de Westminster
Catecismo Maior
Breve Catecismo

Credo Apostólico
Credo Niceno

Nossas crenças:

  • Cremos que somente as Escrituras, i.e, a Bíblia, constituída pelos seus 39 livros do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento, são a Palavra de Deus inerrante e inspirada pelo Espírito Santo e inerrante. A Bíblia é a revelação especial e proposicional da verdade de Deus, sendo a única autoridade divina infalível em todos os assuntos de fé e prática para a vida do homem.
  • Cremos na Santíssima Trindade. Há um só Deus, que existe eternamente em Três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
  • Cremos que Deus o Pai é Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra. Ele criou todas as coisas boas, segundo sua boa vontade, inclusive o homem, segundo Sua imagem e semelhança. Mas o homem pecou contra Deus, se rebelando contra a Sua vontade e caindo do estado de graça que possuía. Assim, por causa da Queda, todo homem é nascido pecador e totalmente incapaz de salvar-se da justa ira de Deus, exceto pela Sua misericórdia.
  • Cremos que a salvação é concedida somente através Deus, que escolheu soberanamente aqueles que Ele desejou salvar. Acreditamos que Sua escolha é baseada em Sua graça, não em qualquer mérito individual humano ou em fé prevista, mas concedida somente aos que Cristo resgatou (João 6.37-44). Nisto também vemos que Deus é misericordioso e fiel ao Seu povo, não apenas como indivíduos, mas como famílias em gerações sucessivas, redimindo-os de acordo com as promessas de Sua santa Aliança (Gênesis 12.1-3).
  • Cremos que Jesus Cristo, Deus Filho, é o Filho Unigênito e eterno de Deus Pai, que se encarnou como verdadeiro homem por geração do Espírito no ventre da virgem Maria. Por meio de Sua vida perfeita e sua morte sacrificial ele expiou os pecados de todos aqueles que se desesperam de si mesmos e que confiam somente nEle para a salvação. A crença na obra de Cristo para a salvação é exclusiva e inegociável (João 14.6), a saber, que ele morreu, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu e está assentado à destra de Deus Pai, de onde virá ainda uma segunda vez para julgar vivos e mortos (Atos 17.31) para consumar a História e trazer a plenitude do Reino de Deus ao Seu povo.
  • Cremos que Deus Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que procede de Deus Pai e de Deus Filho,  habita no Povo de Deus e lhes ilumina o coração para compreenderem a Palavra de Deus, bem como concede a força e sabedoria necessárias para se confiar em Cristo e segui-Lo, especialmente aplicando aos eleitos os benefícios de Cristo concedidos a eles.
  • Cremos que por meio da obra de Seu Filho, Deus formou para si um povo, a Igreja, o Corpo vivo de Cristo que se espalha sobre a face da terra. O Povo de Deus exalta sua glória por meio do culto solene congregacional no Dia do Senhor, no qual a Palavra de Deus é lida, exposta, pregada, aplicada e recebida em fé, bem como os sacramentos do Batismo e da Santa Ceia são ministrados e onde a disciplina eclesiástica é exercitada para santificação e crescimento dos seus membros.
  • Cremos que Jesus irá retornar em glória, de forma corporal e visível, para julgar toda a humanidade, vivos e mortos, e receber o povo por quem entregou a própria vida.
  • Cremos que todos os aspectos de nossas vidas devem ser vividos para a glória de Deus, sob o senhorio de Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo (1 Coríntios 10.31).

Outros documentos das Igrejas Reformadas: